Exemplos práticos do processo de autenticação de carnes e seus derivados
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v6n21.1392Palavras-chave:
adulteração, elementos traçadores, ferramentas analíticasResumo
Há um aumento crescente na procura dos consumidores por informações dos fatores produtivos em herbívoros. Logo, especificação através de certificações de qualidade que garantam a credibilidade dos produtos se faz necessário. Uma das maneiras de buscar esta garantia se dá a partir da análise das características intrínseca do produto final ou dos animais. Isto se deve ao fato de que a natureza do alimento influência de forma significativa a composição dos tecidos e dos produtos de origem animal. Para tanto, componentes intrínsecos são transferidos para os tecidos a partir do metabolismo de dietas específicas. Alguns desses componentes podem ser utilizados como marcadores da dieta. Ainda, trata-se das principais metodologias aplicadas na discriminação de adulterações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Luiz Carlos Vieira Júnior, André Mendes Jorge, Marco Aurélio Factori3, Marcela Buosi Matins, Felipe Azevedo Ribeiro, Edcarlos Oliveira Queiroz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.