Silagem de planta inteira de milho: pontos importantes a serem considerados
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v6n17.1368Palavras-chave:
aproveitamento, estádio de colheita, suplementação, texturaResumo
Sendo o milho uma planta de ciclo fotossintético C4, adapta-se muito bem ao clima tropical admitindo alta capacidade de produção de matéria seca (MS) e por apresentar características desejáveis de uma planta para ensilagem, o milho é a mais popular cultura utilizada. A cultivar é responsável, em média, por 50% desse rendimento final. Conseqüentemente, a escolha correta das sementes (híbridos ou cultivares, com sua respectiva textura) pode ser a razão do sucesso da cultura. Quanto à textura dos híbridos podem ser agrupadas de acordo com a textura dos grãos, classificando-se em: dentado (dent), grão duro ou cristalino (flint) e grãos semiduros ou semidentados os quais apresentam características intermediárias. Em relação ao estádio de colheita, inúmeros critérios devem ser adotados em relação à determinação do ponto ideal com o intuito de atingir o equilíbrio entre produção de massa seca por hectare e o valor nutritivo da forragem e aproveitamento. A silagem, quando adequadamente compactada favorece e acelera a fermentação anaeróbia no interior do silo. Entretanto, o processamento da forragem a ser ensilada visa melhorar a qualidade do material por meio do tratamento mecânico do grão ou da porção vegetativa. O tratamento mecânico pode ser realizado principalmente pelo esmagamento dos grãos ou cortes para diminuir a fração vegetativa da planta. A soma de todos os processos descritos, influencia a qualidade final da silagem fundamental para o desenvolvimento dos diversos sistemas de produção que a utilizam.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Marco Aurélio Factori, Caio Tesoto Passini, Paulo Roberto de Lima Meirelles, Luiz Carlos Vieira Junior, Erika Tagima Marcelo, Marina Gabriela Berchiol da Silva, Alan de Santana Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.