Levantamento de cães vacinados contra a Leishmaniose visceral no município de Mossoró-RN
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v6n26.1418Palavras-chave:
Leishmaniose Visceral, cães imunizados, zoonoseResumo
O uso devacina licenciada contra leishmaniose visceral canina (LVC) está difundido em todo Brasil como ponto importante da profilaxia da doença em grandes centros urbanos. O objetivo do trabalho foi realizar um levantamento epidemiológico dos cães vacinados contra a LVC no município de Mossoró-RN nos anos de 2009 e 2010. Participaram do estudo quatro clínicas veterinárias (57%), os dados obtidos foram catalogados em fichas padronizadas para cada ano específico e individualizada. As fichas continham informações que buscavam indagar questões sobre: o ano de vacinação, a idade do animal, a raça, o sexo e o bairro que o animal residia. Em seguida foram agrupados em planilhas na plataforma Microsoft Excel e posteriormente analisados. No ano de 2009 e 2010 foram vacinados 214 e 228 animais respectivamente, totalizando 442 animais da espécie canina. As fêmeas e os animais adultos apresentaram como maioria nesse estudo 226 (51%) e 277 (67%) respectivamente. A raça poodle apresentou como maior número de vacinados, 131 (29,6%) animais. O bairro Nova Betânia destacou-se com o maior número de vacinados, sendo 165 (37,3%) cães imunizados nos dois anos. O número de animais vacinados pode ser considerado pequeno se comparado com a população canina existente no município. Mesmo assim, mostra-se uma forte tendência de crescimento de cães imunizados contra LVC à medida que a mesma se torna mais popular e acessível. Mostrando-se dessa forma um caminho a ser seguido no controle dessa importante zoonose nos centros urbanos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Andréa Cristina Capriata Silva, Josué de Oliveira Moreira, Shirlei Barros de Medeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.