Hiperadrenocorticismo hipofisário em uma Poodle: Relato de caso
DOI:
Resumo
O hiperadrenocorticismo (HAC) ou Doença de Cushing é manifestada pela exposição ao excesso de glicocorticoides, seja este de origem espontânea (hipofisário ou adrenocorticotrófico) ou iatrogenico. Uma poodle de 8 anos e 10 kg, com poliúria, polidipicia e polifagia, apresenta a pele com pústulas, crostas, áreas hiperqueratinizada e hiperpiqmentas. Além disso ela apresenta o abdômen bem abaulado e o jarrete aberto. O exame de urina revelou baixa densidade e o exame de ultra-som revelou um aumento bilateral da adrenal, sinais estes sugestivos de HAC hipofisário. O tratamento é de custo elevado pois requer um acompanhamento por meio de exames complementares e a droga de escolha é de alto custo. Esse caso atendido o dono não optou por dar inicio ao tratamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Luciana Dal’Col Fracalossi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.