Composição química de alimentos utilizados em rações para ruminantes no Meio Norte do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n8.1701Palavras-chave:
matéria seca, resíduo de buriti, torta de babaçuResumo
Avaliou-se a composição química de quatro ingredientes com potencial para uso em dietas para ruminantes no Meio Norte do Brasil. Os ingredientes avaliados foram o farelo de soja, o resíduo de buriti, a torta de algodão e a torta de babaçu. As amostras foram obtidas em comércios de Teresina e de agroindústria do Estado do Maranhão. Foram determinados os teores de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), extrato etéreo (EE), matéria mineral (MM), lignina (LIG), celulose (CEL) e carboidratos totais (CHOT). Os teores de nutrientes dos ingredientes farelo de soja e torta de algodão foram condizentes com dados da literatura. O resíduo de buriti contém elevado teor de LIG (35,97%), associado a altos teores de FDN (83,59%) e FDA (58,18%) e baixo valor proteico (3,41% de PB). O farelo de soja, a torta de algodão e a torta de babaçu constituem fontes proteicas para ruminantes, merecendo atenção os elevados teores de FDN (57,93% e 72,03%) e FDA (41,42% e 45,10%) das tortas de algodão e de babaçu, respectivamente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Abigail Feitosa Cavalcante, Bruno Spindola Garcez, Miguel Arcanjo Moreira Filho, Arnaud Azevêdo Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.