Algumas considerações sobre as exigências nutricionais das gramíneas forrageiras tropicais
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n11.1724Palavras-chave:
Andropogon, Brachiaria, Cenchrus, Cynodon, Panicum, PennisetumResumo
Ao longo dos anos têm-se estudado os solos, as plantas forrageiras e a nutrição dos ruminantes separadamente. Entretanto o sistema solo-planta-animal é complexo e interdependente, o que pode levar ao insucesso do sistema produtivo quando a inclusão da forrageira é inadequada. Quando se pensa em implantação ou persistência das pastagens cultivadas um dos principais fatores a levar em consideração, é o adequado suprimento de nutrientes no solo, dessa maneira assegurando um adequado crescimento da planta. A falta ou a não aplicação desses nutrientes necessários contribui para acelerar a degradação das pastagens cultivadas, consequentemente a diminuição no ganho de peso animal por área. No entanto, é importante determinar os níveis críticos desses elementos para que se possa realizar um trabalho sem que haja qualquer tipo de degradação. A deficiência desses nutrientes no solo será fator determinante na estrutura física das plantas (colmos finos, raquíticos, e pouco resistentes ao tombamento, enquanto as folhas são pequenas, amareladas, ou amarelo-alaranjadas, com manchas necróticas nas pontas e nas margens aumentado a intensidade de secagem das folhas), na produtividade (quantidade de matéria seca) e na qualidade (teor de proteína). Os objetivos desta revisão de literatura são discutir as exigências nutricionais das espécies de gramíneas dos gêneros Panicum, Brachiaria, Andropogon, Cynodon, Pennisetum e Cenchrus, com suas respectivas peculiaridades, que condicionam a produção de forragem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Guilherme de Lira Sobral Silva, Maria Socorro de Souza Carneiro, Magno José Duarte Cândido, Francisca Mirlanda Vasconcelos Furtado, Francisco José de Seixas Santos, Maykon Sousa da Silva, Newton de Lucena Costa, João Avelar Magalhães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.