Potencialidade da consorciação de gramíneas e leguminosas forrageiras em pastagens tropicais
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n13.1742Palavras-chave:
Pecuária, Produção Animal, ZootecniaResumo
A consorciação é a prática de associar numa mesma área o plantio de culturas diversas para aumentar o rendimento, enriquecer a vida biológica do solo e protegê-lo contra a erosão. Entretanto, o estabelecimento e manejo do consórcio devem ser priorizados, pois as leguminosas e gramíneas forrageiras tropicais apresentam marcantes diferenças morfofisiológicas, sendo necessário um consórcio com resiliência e harmonia para o sucesso do sistema. Dentre os benefícios das leguminosas podemos destacar a fixação biológica de nitrogênio e a transferência para as gramíneas, de forma direta ou indireta, aumento da fertilidade do solo, melhorias na produção animal e redução dos custos de produção. Porém, alguns fatores implicam em limitações para adoção da consorciação, como a disponibilidade de um germoplasma adaptado, fatores ecofisiológicos e agronômicos, bem como a falta de conhecimento sobre a técnica e aceitação do sistema. Entretanto, as perspectivas para as próximas décadas, justificam plenamente o investimento em pesquisas visando ampliar a produção de ruminantes em pastagens consorciadas de gramíneas e leguminosas, que se encaixa perfeitamente dentro da filosofia de intensificação da produção pecuária de forma sustentável, tanto nas regiões tropicais quanto nos países de clima temperado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Tiago Adriano Simioni, Fagner Junior Gomes, Ubiara Henrique Gomes Teixeira, Geferson Antonio Fernandes, Leonardo Antonio Botini, Claudio Jonasson Mousquer, Wanderson José Rodrigues de Castro, Alvair Hoffmann
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.