Senescência, remoção, translocação de nutrientes e valor nutritivo em gramíneas tropicais
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n13.1743Palavras-chave:
pastagem, fisiologia vegetal, zootecniaResumo
Apesar de o Brasil deter um dos maiores rebanhos bovinos comerciais do mundo, cerca de 209 milhões de cabeça (IBGE, 2011), observa-se que a taxa de lotação média é muito baixa, resultando em produtividade inferior ao potencial do setor pecuário. Dentre os vários fatores que contribuem para essa baixa produtividade, pode-se destacar a estacionalidade na oferta de alimento como um fator agravante para o setor produtivo. Basicamente, em todas as regiões do Brasil, a estacionalidade é caracterizada por variações na disponibilidade e qualidade da forragem em reposta às alterações nas condições climáticas, as quais não permitem que as plantas forrageiras tenham crescimento uniforme durante o ano. A escolha da gramínea forrageira, para formação de uma pastagem, deve ser bastante criteriosa, visando maior produtividade de matéria seca e conteúdo de proteína bruta, com equilíbrio estacional e aceitabilidade pelos animais. O manejo da pastagem visa obter equilíbrio entre o rendimento/qualidade da forragem produzida, com a manutenção da composição botânica desejada. Associado a esses fator tem-se a possibilidade de obter bons resultados da produção animal por área. Para obtenção de adequado manejo de pastagem, torna-se necessário conhecer além das características físicas, estruturais e anatômicas das espécies forrageiras, a quantidade de forragem oferecida aos animais e o valor nutritivo, mas também a quantidade de forragem a ser consumida pelo animal e o valor nutritivo da forragem efetivamente consumida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Tiago Adriano Simioni, Alvair Hoffmann, Fagner Junior Gomes, Claudio Jonasson Mousquer, Ubiara Henrique Gomes Teixeira, Geferson Antonio Fernandes, Leonardo Antonio Botini e Diego Cordeiro de Paula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.