Metabolismo visceral e eficiência do uso da energia por animais taurinos e zebuínos
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n5.1684Palavras-chave:
Bovinos; exigências de mantença; órgãosResumo
A relação entre consumo de energia metabolizável, energia retida e produção de calor, juntamente com a separação das funções de mantença e produção, constituem a base para a discussão dos fatores que afetam as exigências de energia e sua eficiência de utilização nos bovinos. O conhecimento da eficiência energética de diferentes espécies de bovinos e suas exigências de energia para o ganho de peso e para a mantença é importante para se obter produtividade máxima com custo mínimo. A avaliação do tamanho relativo dos órgãos é de extrema importância, devido possuir influência direta no rendimento de carcaça e sobre a exigência de energia para mantença. As partes não-integrantes da carcaça variam, em peso, de acordo com a raça, o estádio de maturidade e o nível nutricional. O tamanho relativo dos órgãos internos é de suma importância, pois possui influência direta sobre o rendimento da carcaça e exigência de energia para mantença. O metabolismo energético tem influência direta dos fatores extrínsecos e intrínsecos ao animal, entre eles, idade, peso, raça, composição corporal, condição sexual, potencial de produção, condições ambientais, atividade e nível de alimentação. O conhecimento da eficiência de utilização da energia metabolizável da dieta para os diferentes processos biológicos é necessário para a determinação das exigências de energia metabolizável (a partir das exigências líquidas). Assim, a geração de informação e o volume de publicações em comparação dos Bos tauros e Bos índicus deve aumentar a fim de possuir normas nutricionais e diferença nas de partições de energia mais consolidadas, pois ainda há muito conflito na literatura até mesmo dentro de uma mesma raça.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Claudio Jonasson Mousquer, Eduardo Henrique Bevitori Kling de Moraes, Geferson Antonio Fernandes, Alvair Hoffmann, Tiago Adriano Simioni, Wanderson José Rodrigues de Castro, Amorésio Souza Silva Filho, Fabíola Francisca Dias Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.