Receptores de estrógeno e seus ligantes: uma breve revisão
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n15.1755Palavras-chave:
estrógenos; serms; fitoestrógenos; receptores.Resumo
O uso de estrógenos na terapia de reposição hormonal é muito amplo, visando reparar os danos fisiológicos causados pela deficiência desse hormônio em certos períodos da vida como, por exemplo, na menopausa. Vários são os tipos de receptores estrogênicos, e há uma infinidade de possíveis ligantes. Estes agem de forma diferente, na maioria das vezes modulando os receptores de estrógeno, suprindo ou inibindo as ações desse hormônio. Assim, torna-se importante o conhecimento do modo de ação dessas substâncias e como elas podem regular as necessidades fisiológicas do organismo como coadjuvantes do tratamento de diversas patologias endócrinas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Paulo Alex Bezerra Sales, Andréia da Silva Costa, Jamylla Mirck Guerra de Oliveira, Kleverton Ribeiro da Silva, Amilton Paulo Raposo Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.