Infravermelho terapêutico na recuperação pós-cirúrgica em cães Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n35.1224Palavras-chave:
Fratura, ortopedia, edema, fisioterapiaResumo
O estudo da utilização da radiação infravermelha em Medicina Veterinária vem crescendo nos últimos anos como alternativa aos métodos tradicionais de tratamento no pós-cirúrgico buscando uma melhor e mais rápida recuperação dos pacientes. Este trabalho objetivou relatar a avaliação do uso do infravermelho terapêutico no pós-operatório de um canino submetido a uma cirurgia ortopédica, onde o tratamento se baseou principalmente em correção cirúrgica com colocação de pino intramedular e recuperação fisioterápica através cinesioterapia com alongamento das cadeias musculares por 10 minutos, aplicação de infravermelho por 15 minutos a uma distância de 40 cm da ferida cirúrgica sob um ângulo de 45º e novamente 10 minutos de cinesioterapia, realizou-se também terapia de suporte com antiinflamatórios e antibioticoterapia durante três dias. Concluiu-se que houve uma redução do edema no membro, redução do rubor e ao toque, o animal não sentia sensibilidade a dor, não hesitando o alongamento do membro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Catarina Rafaela Alves da Silva;Francisco Lima Silva; Amilton Paulo Raposo Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.