Influência da temperatura e nutrientes selecionados no isolamento de salmonela de espécies clínicas
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n21.1798Palavras-chave:
Salmonella, enriquecimento seletivo, amostras microbiológicasResumo
Objetivou-se realizar uma revisão sobre o uso de meios de enriquecimento para diferentes tipos de amostras microbiológicas, e entender qual o melhor meio de cultura e de temperatura no processamento para o isolamento de Salmonella. O isolamento inclui as etapas de pré-enriquecimento, enriquecimento seletivo, plaqueamento, estudo bioquímico e sorotipificação. Os meios de enriquecimento mais comuns são os caldos Selenito Cistina (CS), Tetrationato (TT), Rappaport-Vassiliadis (RV) e seus derivados, acrescidos ou não de Novobiocina. O caldo TT apresenta boa eficiência em amostras de fezes de aves experimentalmente inoculadas, quando incubado entre 35 e 45°C, com exceção dos casos em que ocorra reduzida concentração de Salmonella. O caldo SC tem um bom desempenho para amostras de fezes e carcaças de frango cultivadas em temperatura variando entre 37 e 43oC, assim como, para identificar amostras com baixas concentrações de células . O caldo RV em amostras de swabs retais de bovinos não apresenta boa eficácia, porém, quando usado em amostras de carcaças de frango, peru e análise em ovos, ou amostras que apresentem elevada carga microbiana, em temperatura de 42°C, apresentam ótimos resultados. A escolha do meio de enriquecimento mais adequado, bem como a temperatura de incubação do caldo para isolamento da Salmonella irá depender diretamente do tipo da amostra a ser processada, uma vez que cada meio irá apresentar a melhor acuidade em diferentes circunstâncias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Átilla Holanda de Albuquerque, Elisangela de Souza Lopes, Régis Siqueira de Castro Teixeira, Débora Nishi Machado, Ruben Horn Vasconcelos, Windleyanne Gonçalves Amorim Bezerra, Sanjay Veiga Mendonça, William Cardoso Maciel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.