Muda forçada a partir do jejum: importância, aspectos relacionados ao bem estar animal e visão do consumidor (revisão)
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n11.1729Palavras-chave:
cinco liberdades; muda forçada, consumidor, bem estar animal, fome.Resumo
A muda forçada tem sido amplamente utilizada na indústria avícola, pois é uma técnica bastante eficaz no que se refere a estender o período de produtividade de aves poedeiras, trazendo melhorias na qualidade interna e externa dos ovos. Entretanto, entre os diversos métodos de indução a muda, existe uma prática que envolve a submissão de galinhas poedeiras a um jejum que pode durar vários dias, sendo esta uma prática bastante comum, principalmente em países em desenvolvimento. A muda pelo jejum não tem sido aceita por alguns seguimentos da sociedade por afetar negativamente o bem estar das aves. Dentro desse contexto, esse trabalho abordará os seguintes tópicos: final de ciclo produtivo das aves produtora de ovos; muda forçada no cenário agropecuário; objetivo da muda forçada; origem e métodos da muda forçada; métodos do jejum, bem-estar animal e as cinco liberdades; muda forçada e a visão do consumidor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Régis Siqueira de Castro Teixeira, Isabel Cristina Lima Santos, Felipe Pereira Sampaio, Débora Nishi Machado, Windleyanne Gonçalves Amorim Bezerra, Rosa Patrícia Ramos Salles, Carlos Buxadé Carbó, William Cardoso Maciel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.