Avaliação de corante fluorescente benzazólico para detecção em parasitos diagnosticados por flutuação simples
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n4a73.1-5Palavras-chave:
benzazola, biomarcadores, corante fluorescente, parasitosResumo
Este estudo mostra o corante fluorescente 4-hidroxi-3- (6-metilbenzo[d]oxazol-2-il) benzeno sulfônico (HB-9) marcando, por microscopia de fluorescência, ovos de helmintos e oocistos de protozoários diagnosticados em animais domésticos. Foram selecionados ovos de Acuaria spiralis, Strongyloides papillosus, Capillaria spp., Bertiella spp., Strongyloidea e Eimeria spp., identificados previamente pelo método de flutuação. As amostras foram observadas em microscópio BEL Photonics INV-100 FL Plus com sistema de Epi-Fluorescência. Ovos de A. spiralis, Capillaria spp., Bertiella spp. e Eimeria spp. apresentaram fluorescência. O corante mostrou ser capaz de marcar as estruturas parasitárias de modo seletivo, facilitando a visualização do material de interesse.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Sandra Márcia Tietz Marques, Hélio Lopes Barbosa Barros, Raquel Glasenapp, Valter Stefani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.