Identificação de fungos ungueais em gatos sadios de Santa Catarina de interesse na saúde pública

Autores

  • Sandra Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Letícia Stahling Biomédicas, Técnicas em laboratório, Lages, SC, Brasil.
  • Suyane Scopel Biomédicas, Técnicas em laboratório, Lages, SC, Brasil.
  • Sandra Márcia Tietz Marques Dra. Médica Veterinária, Departamento de Patologia Clínica Veterinária, Faculdade de Veterinária, UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Rosiléia Marinho de Quadros Prof. Dra. do Curso de Biomedicina – UNIPLAC, profa. Médica Veterinária da UDESC, Lages, SC.

DOI:

https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n01a244.1-5

Palavras-chave:

amostras ungueais, fungos saprófitos, gatos sadios

Resumo

Objetivou-se avaliar o perfil micológico de interesse na saúde pública de espécies de fungos e a patogenicidade em unhas de 190 gatos de duas cidades de Santa Catarina em 2016. Unhas das patas dianteiras foram coletadas, processadas para exame direto e a cultura mantida a temperatura de 27°C durante 15 dias. A prevalência de fungos foi de 83,16% com identificação dos gêneros Penicillium sp., Aspergillus sp., Fusarium sp., Acremonium sp., Scopulariopsis sp., Curvularia sp., hialohifomicetos, feohifomicetos e Candida albicans. Este é o primeiro registro de fungos de interesse médico em felinos em Santa Catarina. Recomenda-se cautela no manejo de felinos para evitar trauma perfurante e risco de infecção, especialmente médicos e auxiliares em hospitais veterinários, clínicas e abrigos.

Downloads

Publicado

19-01-2019

Edição

Seção

Saúde pública

Como Citar

1.
Marques S, Stahling AL, Scopel S, Marques SMT, Quadros RM de. Identificação de fungos ungueais em gatos sadios de Santa Catarina de interesse na saúde pública. Pubvet [Internet]. 19º de janeiro de 2019 [citado 22º de janeiro de 2025];13(01). Disponível em: https://ojs.pubvet.com.br/index.php/revista/article/view/953

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>