Identificação de fungos ungueais em gatos sadios de Santa Catarina de interesse na saúde pública
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n01a244.1-5Palavras-chave:
amostras ungueais, fungos saprófitos, gatos sadiosResumo
Objetivou-se avaliar o perfil micológico de interesse na saúde pública de espécies de fungos e a patogenicidade em unhas de 190 gatos de duas cidades de Santa Catarina em 2016. Unhas das patas dianteiras foram coletadas, processadas para exame direto e a cultura mantida a temperatura de 27°C durante 15 dias. A prevalência de fungos foi de 83,16% com identificação dos gêneros Penicillium sp., Aspergillus sp., Fusarium sp., Acremonium sp., Scopulariopsis sp., Curvularia sp., hialohifomicetos, feohifomicetos e Candida albicans. Este é o primeiro registro de fungos de interesse médico em felinos em Santa Catarina. Recomenda-se cautela no manejo de felinos para evitar trauma perfurante e risco de infecção, especialmente médicos e auxiliares em hospitais veterinários, clínicas e abrigos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ana Letícia Stahling, Suyane Scopel , Sandra Márcia Tietz Marques, Rosiléia Marinho de Quadros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.