Identificação de fungos ungueais em gatos sadios de Santa Catarina de interesse na saúde pública

Autores

  • Sandra Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Letícia Stahling Biomédicas, Técnicas em laboratório, Lages, SC, Brasil.
  • Suyane Scopel Biomédicas, Técnicas em laboratório, Lages, SC, Brasil.
  • Sandra Márcia Tietz Marques Dra. Médica Veterinária, Departamento de Patologia Clínica Veterinária, Faculdade de Veterinária, UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Rosiléia Marinho de Quadros Prof. Dra. do Curso de Biomedicina – UNIPLAC, profa. Médica Veterinária da UDESC, Lages, SC.

DOI:

https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n01a244.1-5

Palavras-chave:

amostras ungueais, fungos saprófitos, gatos sadios

Resumo

Objetivou-se avaliar o perfil micológico de interesse na saúde pública de espécies de fungos e a patogenicidade em unhas de 190 gatos de duas cidades de Santa Catarina em 2016. Unhas das patas dianteiras foram coletadas, processadas para exame direto e a cultura mantida a temperatura de 27°C durante 15 dias. A prevalência de fungos foi de 83,16% com identificação dos gêneros Penicillium sp., Aspergillus sp., Fusarium sp., Acremonium sp., Scopulariopsis sp., Curvularia sp., hialohifomicetos, feohifomicetos e Candida albicans. Este é o primeiro registro de fungos de interesse médico em felinos em Santa Catarina. Recomenda-se cautela no manejo de felinos para evitar trauma perfurante e risco de infecção, especialmente médicos e auxiliares em hospitais veterinários, clínicas e abrigos.

Downloads

Publicado

19-01-2019

Edição

Seção

Saúde pública

Como Citar

Identificação de fungos ungueais em gatos sadios de Santa Catarina de interesse na saúde pública. (2019). Pubvet, 13(01). https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n01a244.1-5

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>