Atividade antitumoral da folha da Hymenaea martiana hayne em células mamárias de cães
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n8a149.1-6Palavras-chave:
AF-72, antitumoral, folhas, fitoterapia, terapêuticaResumo
As neoplasias da glândula mamária em cães são uma grande causa de morte em caninos devido às limitações de tratamento e a complexidade dos procedimentos cirúrgicos. Necessitando-se então de novas alternativas, como o extrato etanólico bruto da folha da H. martiana, que possui atividade antimicrobiana, anti-inflamatória e cicatrizante comprovada. Contudo, pouco se sabe sobre seus efeitos antitumorais e primordialmente, em células tumorais caninas. O objetivo do estudo foi avaliar o efeito antitumoral e citopático do extrato etanólico bruto da folha da H. martiana Hayne em células tumorais de cães e células VERO. Neste estudo, obtivemos uma ação do extrato frente as células tumorais a medida que aumentava a concentração do extrato, além disso, foram vistas alterações macroscópicas como formação de vacúolos, condensação do núcleo e formação de agregados celulares. Ao ser realizado o teste de MTT a função mitocondrial diminuiu à medida que aumentava a concentração do fitoterápico (P<0,05). Desta forma, a H. martiana Hayne pode ser pensada como uma alternativa, pois seus componentes bioativos demonstraram-se eficientes frente a células tumorais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Dielson da Silva Vieira, Jusciene Bagagi Moura, Felipe Eduardo Scardovelli da Silva, Fábio Taniwaki, Tereza Cristina Cardoso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.