Toxoplasma gondii: possível mediador de alterações comportamentais em humanos

Autores

  • Dielson Vieira Unesp/FMVA
  • Mariana Fachini Esperança Professora da Universidade Paulista- Unip, Instituto de Ciências Humanas. Araçatuba-SP, Brasil.
  • Welber Daniel Zanetti Lopes Professor da Universidade Federal de Goiás, Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, Goiânia -GO, Brasil.
  • Dreyf de Assis Gonçalves Doutorando em Ciência Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Apoio, Produção e Saúde Animal, Araçatuba-SP, Brasil.
  • Katia Denise Saraiva Bresciani Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Apoio, Produção e Saúde Animal, Araçatuba-SP, Brasil.
  • Weslen Fabricio Pires Teixeira Professor Orientador da Universidade Federal de Goiás, Departamento de pós-graduação em Veterinária, Goiânia-GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n2a274.1-10

Palavras-chave:

coccídeo, parasito, personalidade, psicologia

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre o papel do T. gondii na mediação de alterações comportamentais em humanos. O T. gondii é um protozoário intracelular responsável pela infecção de diferentes espécies de aves e mamíferos, incluindo os homens. Os felídeos são os únicos hospedeiros definitivos deste parasito, sendo os gatos domésticos considerados os principais representantes na manutenção do ciclo deste protozoário em ambiente urbano. A infecção em humanos pode ocorrer por ingestão de cistos teciduais presentes em carne crua, ingestão de oocistos esporulados ou por via congênita. Diferentes estudos atribuíram ao T. gondii a capacidade de mediar mudanças de comportamento em animais e humanos. Em estudos realizados com humanos infectados foram observadas alterações de personalidade e redução no tempo de resposta aos estímulos ambientais. Embora, muitos estudos apontem para a existência de modificações comportamentais mediadas pelo T. gondii em seres humanos, tais inferências ainda não são totalmente compreendidas, sendo necessárias mais pesquisas com metodologias que permitam conclusões definitivas sobre o tema.

Downloads

Publicado

07-03-2019

Edição

Seção

Saúde pública

Como Citar

1.
Vieira D, Fachini Esperança M, Daniel Zanetti Lopes W, de Assis Gonçalves D, Denise Saraiva Bresciani K, Fabricio Pires Teixeira W. Toxoplasma gondii: possível mediador de alterações comportamentais em humanos. Pubvet [Internet]. 7º de março de 2019 [citado 22º de dezembro de 2024];13(02). Disponível em: https://ojs.pubvet.com.br/index.php/revista/article/view/933

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)