Toxoplasma gondii: possível mediador de alterações comportamentais em humanos

Autores

  • Dielson Vieira Unesp/FMVA
  • Mariana Fachini Esperança Professora da Universidade Paulista- Unip, Instituto de Ciências Humanas. Araçatuba-SP, Brasil.
  • Welber Daniel Zanetti Lopes Professor da Universidade Federal de Goiás, Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, Goiânia -GO, Brasil.
  • Dreyf de Assis Gonçalves Doutorando em Ciência Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Apoio, Produção e Saúde Animal, Araçatuba-SP, Brasil.
  • Katia Denise Saraiva Bresciani Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Apoio, Produção e Saúde Animal, Araçatuba-SP, Brasil.
  • Weslen Fabricio Pires Teixeira Professor Orientador da Universidade Federal de Goiás, Departamento de pós-graduação em Veterinária, Goiânia-GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n2a274.1-10

Palavras-chave:

coccídeo, parasito, personalidade, psicologia

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre o papel do T. gondii na mediação de alterações comportamentais em humanos. O T. gondii é um protozoário intracelular responsável pela infecção de diferentes espécies de aves e mamíferos, incluindo os homens. Os felídeos são os únicos hospedeiros definitivos deste parasito, sendo os gatos domésticos considerados os principais representantes na manutenção do ciclo deste protozoário em ambiente urbano. A infecção em humanos pode ocorrer por ingestão de cistos teciduais presentes em carne crua, ingestão de oocistos esporulados ou por via congênita. Diferentes estudos atribuíram ao T. gondii a capacidade de mediar mudanças de comportamento em animais e humanos. Em estudos realizados com humanos infectados foram observadas alterações de personalidade e redução no tempo de resposta aos estímulos ambientais. Embora, muitos estudos apontem para a existência de modificações comportamentais mediadas pelo T. gondii em seres humanos, tais inferências ainda não são totalmente compreendidas, sendo necessárias mais pesquisas com metodologias que permitam conclusões definitivas sobre o tema.

Downloads

Publicado

07-03-2019

Edição

Seção

Saúde pública

Como Citar

Toxoplasma gondii: possível mediador de alterações comportamentais em humanos. (2019). Pubvet, 13(02). https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n2a274.1-10

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)