Excreção de oocistos de Toxoplasma gondii em felinos primoinfectados com o isolado III
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n2a273.1-7Palavras-chave:
eliminação, gatos, hospedeiro, toxoplasmoseResumo
O objetivo deste estudo foi investigar o potencial de excreção de oocistos de T. gondii por felinos primoinfectados com a cepa P, isolado III. Para tanto, 15 felinos jovens soronegativos para T. gondii foram alocados em gaiolas individuais e inoculados com 1500 cistos de T. gondii provindos de encéfalos de camundongos cronicamente infectados com a cepa P (isolado III) do parasito. Amostras fecais (excreta total) dos felinos foram colhidas individualmente durante 15 dias após a inoculação (DPI). Em seguida, todas as amostras (excreta total) foram individualmente submetidas a técnica de Sheather. Após, as amostras permaneceram durante cinco dias em solução de ácido sulfúrico 2% para a esporulação dos oocistos. Posteriormente, foram pesquisados (por meio de microscopia óptica, aumento 400x) e quantificados (em câmara de Neubauer) os oocistos presentes nas amostras obtidas. A identificação dos oocistos de T. gondii foi comprovada por meio da realização de análises morfológicas e bioensaio em camundongos. Dos 15 felinos inoculados, apenas dois animais não eliminaram oocistos nas fezes em nenhuma data pós-inoculação. A eliminação de oocistos variou do 2º ao 13º DPI, sendo o pico desta excreção diagnosticado no 5º DPI. No total foram eliminados 15.705.760 oocistos pelos 15 felinos durante todo período experimental, fato que reforça a importância dos felinos na contaminação do ambiente e consequentemente na disseminação da toxoplasmose.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Weslen Fabricio Pires Teixeira, Welber Daniel Zanetti Lopes, Breno Cayeiro Cruz, Willian Giquelin Maciel, Gustavo Felippelli, Vando Edésio Soares, Dielson da Silva Vieira, Kátia Denise Saraiva Bresciani, Alvimar José da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.