Relação homem versus touro nas arenas de rodeio
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n8a141.1-8Palavras-chave:
Bem-estar animal, arena de rodeio, montaria em tourosResumo
O Rodeio foi reconhecido como um esporte competitivo durante as primeiras décadas do vigésimo século, o objetivo deste trabalho é mostrar a relação do peão que é um atleta e sua relação com os touros de rodeio, o peão deve permanecer sobre o animal durante oito segundos segurando-se apenas com uma mão em uma corda (montarias em touros) ou sela (montarias em cavalos) de acordo com a modalidade de montaria, a outra mão deve ser colocada para cima e caso encoste-a no animal ou na cerca o atleta é desclassificado, logo após a montaria o touro para de pular. Este esporte é conhecido pela força muscular, agilidade, equilíbrio e coragem com que os competidores enfrentam os animais treinados, entretanto, grande parte dos estudos relacionados ao rodeio competitivo prioriza os aspectos psicológicos e as lesões ocorridas nesse esporte, não caracterizando o perfil de aptidão física de seus participantes, a grande diferença de força e peso entre os atletas e os animais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Matheus Hernandes Leira, Gabriel Cristino Colsani, Hortência Aparecida Botelho, Bianca Batista Barreto, Hadassa Cristhina de Azevedo Soares dos Santos, Lucas Silva Reghim

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.