Agenesia da veia cava caudal com drenagem pela veia ázigos em cão da raça Scott Terrier: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n6a600.1-4Palavras-chave:
bioimagem, má formação, tomografia computadorizada, ultrassonografiaResumo
A agenesia da veia cava caudal é uma malformação que ocorre ainda no período da embriogênese, tendo como característica a ausência parcial ou total do órgão. Por se tratar de uma anormalidade às vezes assintomática, são achados raros encontrados em exames de imagem, podendo ser desde uma simples ultrassonografia, a uma tomografia computadorizada, sendo os mesmos os principais métodos para a detecção e fechamento do diagnóstico. Este trabalho tem como objetivo relatar um caso de um cão da raça Scott Terrier, de 8 anos e 4 meses, atendido em um hospital veterinário na cidade de Salvador-BA, que após a realização de ultrassom e tomografia, confirmou-se a agenesia da veia cava caudal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Jackson Farias, Kátia Guimarães Requião, Juliana Guimarães Tanajura Requião, Rodrigo Lima Carneiro, Ana Manuella Souza de Babo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.