Aspectos fisiológicos e estruturais que influenciam o desenvolvimento do tecido muscular
DOI:
Palavras-chave:
fibra muscular, miogênese, tecido muscularResumo
Objetivou-se com esta revisão, abordar os mecanismos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do tecido muscular, do pré natal até a fase final de desenvolvimento do animal, bem como seus reflexos na produção e qualidade da carne. Em estudos de produção de bovinos de corte, o conhecimento de fatores que determinam o crescimento e desenvolvimento dos tecidos são de extrema importância para a adequação de programas nutricionais, definição da idade de abate, ambiência entre outros fatores, pois podem ser determinantes na quantidade e na qualidade da carne produzida devido principalmente a relação entre gordura intramuscular e músculo. O entendimento do crescimento e desenvolvimento do tecido muscular é um dos principais objetivos na produção animal, principalmente quando se visa a produção de carne. A massa muscular é grandemente determinada pelo número de fibras musculares e do tamanho destas fibras. Diversas pesquisas sugerem que animais com maiores numeros de fibras musculares de tamanho médio produzem carne em maiores quantidades e de melhor qualidade. É durante a miogênese, que ocorre a grande multiplicação das células musculares, determinando assim quantas fibras musculares serão formadas. Então, o número de fibras musculares é principalmente determinado por fatores genéticos e por fatores ambientais que são capazes de afetar a migênese pré natal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Leandro Sâmia Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.