Diferença entre animais Bos indicus e Bos taurus e sua influência sobre a qualidade da carne
DOI:
Palavras-chave:
Bovinos de corte, maciez, qualidade de carneResumo
Tem-se por objetivo nesta revisão apresentar diferenças existentes entre animais Bos indicus e Bos taurus e suas consequências sobre a qualidade da carne. A bovinocultura de corte no Brasil é um dos segmentos de carne que mais tem dificuldades para se organizar e superar obstáculos para a sua manutenção e expansão de mercado. As oportunidades de expansão do mercado de carne bovina são intimamente associados à capacidade competitiva do setor produtivo, sendo assim, qualidade vem a ser um ponto fundamental. A produção de bovinos de corte no Brasil é baseada na utilização de animais zebuinos puros ou mestiços, para a obtenção de cruzamentos industriais. A associação de características como predominância de sangue zebu, animais inteiros criados a pasto e idade elevada de abate, favorece a produção de carcaças com pouca gordura de cobertura, carne escura e dura e marmorização ausente ou escassa. A maciez é a principal característica organoléptica a ser considerada, sendo a maior responsável pela aceitação por parte dos consumidores. Dentre os fatores que influenciam a maciez da carne, destacam-se: genética, raça, idade ao abate, sexo, alimentação, uso de agentes hormonais e tratamentos post mortem. A medida que a participação de genótipo Bos indicus aumenta em cruzamentos com Bos taurus, a atividade da calpastatína e a força de cisalhamento aumentam resultando em uma carne mais dura. Uma das alternativas que poderia ser feita, independente do grupo genético, seria a produção de animais jovens em condições de abate no intuito de obter uma carne mais macia bom baixa quantidade de colágeno. O conhecimento da fisiologia do crescimento e dos processos físicos e químicos que ocorrem na transformação dos tecidos em carne pode ser de grande utilidade quando se visa a obtenção de um produto de qualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Leandro Sâmia Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.