Diferentes fontes de fósforo em suplementos para bovinos em pastejo: fósforo inorgânico e osteocalcina no plasma
DOI:
Palavras-chave:
grama-estrela, parâmetros plasmáticos, ruminantesResumo
O experimento foi realizado para avaliar três fontes não convencionais de fósforo, superfosfato triplo, fosfato monoamônio e fosfato de rocha de Araxá, na dieta de bovinos em pastagem, e compará-las ao fosfato bicálcico no tocante a concentração de fósforo e osteocalcina no soro sanguíneo. O experimento foi conduzido durante o período de 10 de janeiro a 5 de maio de 2009. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado. Foram utilizados 32 animais mestiços (zebuíno x taurino), com peso inicial médio de 347 kg e 21 meses de idade. Permaneceram durante todo o experimento (115 dias) em pastagem de grama-estrela roxa (Cynodon nlemfuensis Vanderyst), distribuídos ao acaso em quatro tratamentos que correspondiam as diferentes fontes suplementares de fósforo: 1) Fosfato bicálcico (BIC), Superfosfato triplo (SPT), Fosfato monoamônio (MAP) e Fosfato de Rocha de Araxá (FRA). As amostras de sangue foram coletadas 14 dias após o início e 14 dias antes do término do experimento. As concentrações de osteocalcina mantiveram-se em 47,67 ng/mL e foram semelhantes entre os tratamentos. As fontes de fósforo foram eficientes em manter níveis adequados de fósforo no soro (7,03 mg/100mL), considerados como normais níveis entre 4 a 9 mg/100mL.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Beatriz da Silva Lima, Lorrayny Galoro da Silva, Sabrina Marcantonio Coneglian, Claudia Mara Lazzar4, Román David Castañeda Serrano, Antonio Ferriani Branco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.