Desempenho produtivo de búfalos em sistemas silvipastoris na Amazônia brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n27.1171Palavras-chave:
carga animal, disponibilidade de forragem, ganho de pesoResumo
Avaliou-se o desempenho produtivo de búfalos em pastagens submetidas a diferentes condições de sombreamento natural na Amazônia brasileira. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com três tratamentos (T1- búfalos mantidos em piquetes sem sombreamento; T2- búfalos mantidos em piquetes com sombreamento parcial constituído por bosque nativo e, T3- búfalos mantidos em piquetes com sombreamento total constituído por seringal adulto). As árvores do seringal tinham, aproximadamente, 12 anos de idade e foram estabelecidas em espaçamento de 3,0 x 7,0 m. Em todos os tratamentos as pastagens eram constituídas por Brachiaria brizantha cv.Marandu. Durante o período seco (junho a setembro), os maiores ganhos de peso foram verificados nos T3 (0,575 kg/an/dia e 34,5 kg/ha) e T2 (0,472 kg/an/dia e 28,3 kg/ha), os quais não diferiram entre si (P>0,05). Com relação ao ganho/ha, o maior valor foi obtido com o T1 (68,69 kg/ha). Durante o período chuvoso (outubro a maio) os ganhos de peso/an/dia e por an/período não foram afetados (P > 0,05) pelos tratamentos avaliados. No entanto, o maior ganho de peso/ha foi registrado no T1 (215,0 kg/ha). Em média, as cargas animal e a disponibilidade da matéria seca foram de 0,97; 0,70 e 0,80 UA/ha e, 1,86; 1,82 e 1,75 t/ha, respectivamente para T1, T2 e T3.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 João Avelar Magalhães, Cláudio Ramalho Townsend, Newton de Lucena Costa, Ricardo Gomes de Araújo Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.