Técnica de rinoplastia com uso de bisturi ultrassônico em felino da raça Persa
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n11a968.1-6Palavras-chave:
Braquicefálicos, estenose de narina, raça persaResumo
A estenose de narina é considerada uma alteração primaria na síndrome braquicefálica, que tem como característica uma abertura nasal estreita limitando a passagem do ar, sendo facilmente observada externamente. Cães e gatos que demonstram narina estenosada apresentam grande esforço respiratório, cansaço, dispneia, sono inquieto e roncos. O tratamento é a correção cirúrgica por meio do procedimento de rinoplastia, tendo em vista que a síndrome braquicefálica é progressiva, o prognostico se torna favorável quando a cirurgia é feita em animais em que a síndrome não esteja tão avançada. O presente relato tem objetivo apresentar um gato da raça persa, de nove anos de idade com histórico de intolerância ao exercício e secreção nasal frequente. O animal foi submetido à técnica de rinoplastia com o uso do bisturi ultrassônico, o que permitiu uma recuperação cirúrgica mais rápida e pós cirúrgico imediato já apresentando melhora nos sinais clínicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Flavia Alves Gomes, Ivan Torres Gregório da Silva, Debora Rodrigues Ferreira, Thainá Elis Fonseca de Aquino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.