Mastite em rebanhos bubalinos e sua suscetibilidade a antimicrobianos
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v11n1.62-73Palavras-chave:
búfalas, contagem de células somáticas, contagem bacteriana total, leiteResumo
O objetivo deste estudo foi verificar os principais patógenos causadores da mastite em rebanhos de búfalas, correlacionar a presença destes patógenos com os índices de qualidade de leite e avaliar o perfil de suscetibilidade dos microrganismos encontrados aos principais antibióticos utilizados no controle da mastite, e também elucidar quais os fatores de risco presentes nas propriedades na qual há presença da mastite. Os resultados demonstraram que a mastite é a principal doença infecciosa, e que traz grandes perdas na produtividade individual, e uma das possibilidades para os índices de produção individual das búfalas serem abaixo do esperado, pode estar correlacionada com a presença desta doença nos rebanhos de bubalinos do Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Alan Andrade Mesquita, Geraldo Marcio da Costa, Flavio Vieira Martins de Almeida, Fabiana Alves Demeu, Eduardo Mitke Brandão Reis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.