5W2H na extensão rural: Estudo de multicaso na região amazônica em propriedades leiteiras de economia familiar
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n03a1060.1-8Palavras-chave:
Bovinocultura de leite, ferramentas administrativas, gestão ruralResumo
Na atual conjuntura em que se encontra a pecuária leiteira da região amazônica, que é predominantemente agricultores familiares, baixa renda na atividade, e ainda escassez de estudos sobre o tema neste tipo de ambiente, o objetivo deste estudo foi analisar a aplicabilidade da ferramenta administrativa 5W2H como auxiliar nas correções e melhorias na produção de leite destes produtores. Os estudos foram realizados na região do Cone Sul do estado de Rondônia e tinham a produção de leite como principal atividade da propriedade. Foi realizado uma pesquisa descritiva, exploratória e quantitativa, com a observação direta das propriedades in loco, além de entrevista com os proprietários, realizando uma minuciosa pesquisa com intuito de descobrir falhas e problemas na produção de leite. Após o levantamento das falhas e problemas das propriedades assistidas, foi utilizada a ferramenta de gestão Matriz GUT, logo em seguida colocadas propostas de resolução utilizando a ferramenta de gestão 5W2H. Os resultados apontaram para o problema de escore corporal baixo, relacionados ao manejo de pastagens, como não adubação, adubação errada, seja com adubo químico ou resíduos e infestação alta de ectoparasitas no rebanho, sendo viável a utilização como ferramenta auxiliadora a 5W2H, demonstrando ser de fácil utilização, com boa aceitação entre os agentes envolvidos, trazendo um comprometimento e um retorno satisfatório, atuando como referência para sustentar as decisões e realização dos apontamentos. Percebeu-se que é possível identificar o uso das ferramentas de gestão para os problemas detectados na propriedade rural, visando uma orientação ordenada, e ainda, espera-se colaborar na extensão rural, por meio da geração de conhecimento e das técnicas que se mostraram eficientes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alan Andrade Mesquita, Maria Helena Ferrari, Flávio Henrique Bravim Caldeira, Lucien Bissi da Freiria, Eduardo Mitke Brandão, Fagton de Mattos Negrão, Fabiana Alves Demeu, Matheus Junio Oliveira Silva, João Victtor Salerme Dionisio, Vanessa Zamilian da Silva, Victor Hugo de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.