Diagnóstico em propriedade de bovino de corte do município de Acrelândia, Acre: estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n1a484.1-7Palavras-chave:
Ferramentas de gestão, Pecuária de corte, Matriz GUT, PlanejamentoResumo
Objetivou-se verificar e descrever os principais pontos fracos apresentados por um sistema de produção de bovinos de corte e organizar os aspectos relevantes que devem ser alterados para o aumento da produtividade através de ferramentas de gestão. Os dados coletados são resultados de uma propriedade, localizada em Acrelândia, Acre, no período de junho de 2019., sendo coletados a partir de um formulário semiestruturado, contendo 152 questões. As respostas foram obtidas por meio da observação, bem como por entrevista com o proprietário. Utilizando-se a matriz GUT, os principais pontos fracos encontrados, em ordem decrescente: animais doentes juntos ao sadios, ausência de controle do peso ao nascer e a desmama e escolha visual dos touros. Frente a análise dos fatores apresentados, torna-se favorável a aplicação de métodos de planejamento a curto prazo, permitindo maior eficiência econômica e produtiva de modo geral.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Nayana Jucá Diniz, Wilben Pereira Diniz, Eduardo Mitke Brandão Reis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.