Construção de um biodigestor caseiro como uma tecnologia acessível a suinocultores da agricultura familiar
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N3.290-297Palavras-chave:
biogás, biofertilizante, dejetos, energia, sustentabilidadeResumo
A produção e o descarte da biomassa agroindustrial e rural tem sido alvo de muitas pesquisas devido ao seu potencial poluidor bem como também do seu potencial energético. Objetivou-se com esse estudo apresentar uma tecnologia acessível a pequenos produtores de suínos. Utilizou-se as instalações do setor de suinocultura CECA/UFAL, onde os animais eram criados em sistema intensivo e alimentados duas vezes ao dia recebendo alimentação balanceada para cada faixa etária. Foram inseridas amostras de dejetos durante 30 dias e depositados em um biodigestor caseiro na proporção 1:1 para cada kg de dejeto e água. Posteriormente, foi realizado um dia de campo para demonstração d a tecnologia a estudantes e pequenos agricultores familiar. Este estudo apresentou a viabilidade da implantação de um biodigestor caseiro como uma alternativa viável para tratamento dos dejetos, geração de energia alternativa na forma de biogás e o uso auxiliar do biofertilizante, sendo ainda de grande valia o uso ambiental do biodigestor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Sidney José dos Santos, Elton Lima Santos, Ewerton Lima Santos, José Hélio Barbosa, Davi Alves Pereira Junior, Edvânia da Conceição Pontes, Wallace Denisson Santos de Oliveira, Eliel Santana Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.