Do lixo ao luxo: Ecoempreendedorismo
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n3a523.1-5Palavras-chave:
empreendedorismo, lixo, educação ambientalResumo
Nos últimos anos aumentando as preocupações com fatores ambientais devido às notórias de mudanças paisagísticas e climáticas nos diversos ambientes. Este artigo foi desenvolvido para avaliar o reaproveitamento do lixo produzido na escola com a coleta seletiva e utilizando o lixo reciclável de forma consciente e empreendedora. A pesquisa foi realizada com alunos do Colégio Alfa em Arapiraca. Foi utilizada a metodologia de segregação na fonte para coleta de lixo. A separação dos diferentes materiais recicláveis presentes no lixo foi realizada na fonte geradora. Para produção dos brinquedos foi utilizado o método de pesquisa na internet. No lixo produzido na escola foram encontrados percentuais dos seguintes materiais: Metal – 8%, plástico – 30%, papel – 20%, orgânico – 11% e outros – 26%. Os plásticos encontrados na escola foram: embalagens – 26%, garrafas – 36%, canudos – 3% - cd 2%, tampas – 4% e outros – 29%. Os papeis: folhas – 61% e caixas – 39%. Os metais: Latas – 88% e lacres – 12%. O trabalho mostra à comunidade escolar que o lixo quando bem selecionado pode trazer renda e redução de custos na sua coleta e diminuir o impacto ambiental. Desta forma, esse trabalho contribuiu para redução da quantidade de lixo produzido na escola e deu o destino certo a esse, além de produzir brinquedos lúdicos e educativos para melhorar a qualidade das atividades recreativas e acadêmicas na escola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Lyara Suzhanny de Oliveira Santos, Carlos Miguel Azarias dos Santos, Janaína de Omena Santos, Josefa Eleusa da Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.