Do lixo ao luxo: Ecoempreendedorismo
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n3a523.1-5Palavras-chave:
empreendedorismo, lixo, educação ambientalResumo
Nos últimos anos aumentando as preocupações com fatores ambientais devido às notórias de mudanças paisagísticas e climáticas nos diversos ambientes. Este artigo foi desenvolvido para avaliar o reaproveitamento do lixo produzido na escola com a coleta seletiva e utilizando o lixo reciclável de forma consciente e empreendedora. A pesquisa foi realizada com alunos do Colégio Alfa em Arapiraca. Foi utilizada a metodologia de segregação na fonte para coleta de lixo. A separação dos diferentes materiais recicláveis presentes no lixo foi realizada na fonte geradora. Para produção dos brinquedos foi utilizado o método de pesquisa na internet. No lixo produzido na escola foram encontrados percentuais dos seguintes materiais: Metal – 8%, plástico – 30%, papel – 20%, orgânico – 11% e outros – 26%. Os plásticos encontrados na escola foram: embalagens – 26%, garrafas – 36%, canudos – 3% - cd 2%, tampas – 4% e outros – 29%. Os papeis: folhas – 61% e caixas – 39%. Os metais: Latas – 88% e lacres – 12%. O trabalho mostra à comunidade escolar que o lixo quando bem selecionado pode trazer renda e redução de custos na sua coleta e diminuir o impacto ambiental. Desta forma, esse trabalho contribuiu para redução da quantidade de lixo produzido na escola e deu o destino certo a esse, além de produzir brinquedos lúdicos e educativos para melhorar a qualidade das atividades recreativas e acadêmicas na escola.
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Copyright (c) 2020 Lyara Suzhanny de Oliveira Santos, Carlos Miguel Azarias dos Santos, Janaína de Omena Santos, Josefa Eleusa da Rocha
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