Aceitação sensorial da carne de cordeiros e carneiros: análise química, instrumental e painel de consumidores
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n5a579.1-6Palavras-chave:
carne ovina, longissimus, maciez, painel de consumidores,carne ovina, painel de consumidoresResumo
Objetivou-se avaliar a aceitação sensorial da carne do lombo de carneiros adultos não-castrados em relação à carne do lombo de cordeiros não castrados. Analisaram-se juntamente as diferenças químicas (umidade, extrato etéreo, proteína, gordura intramuscular e cinzas) e instrumentais (cor, pH, perda por cocção, força de cisalhamento e capacidade de retenção de água). Foram fornecidas amostras dessa carne a um painel de consumidores (n=46) e avaliados os atributos sensoriais de aroma, maciez, sabor e apreciação global. Foram encontradas diferenças estatísticas para concentração de proteínas, cinzas, intensidade de vermelho (a*) e tonalidade da cor (h*) (p<0,01). Não foram encontradas diferenças significativas entre os atributos sensoriais testados (p>0,05). A carne de carneiro analisada evidenciou uma apreciação sensorial muito próxima à carne de cordeiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ariádne Patricia Leonardo, Maria Inês Lenz Souza, Agda Costa Valério, Renata Alves das Chagas, Jéssica de Oliveira Monteschio, Fernando Miranda de Vargas Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.