Produtividade e composição química da forragem de Megathyrsus maximus cv. Tamani sob regimes de desfolhação
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n010a940.1-7Palavras-chave:
Cálcio, matéria seca verde, magnésio, nitrogênio, fósforo, potássioResumo
O efeito da frequência de desfolhação (21, 28, 35 e 42 dias) e intensidade de desfolhação (20, 30 e 40 cm acima do solo) sobre o rendimento e composição química da forragem de Megathyrsus maximus cv. Tamani foi avaliado em condições de campo nos cerrados de Roraima. Os regimes de desfolhação afetaram a produtividade e a composição química da forragem da gramínea. A redução na frequência e intensidade de desfolhação resultou em maiores rendimentos de matéria seca verde, contudo, implicou em decréscimos significativos dos teores de nitrogênio (N), fósforo (P), cálcio (Ca), magnésio (Mg) e potássio (K). Independentemente das frequências de desfolhação, as maiores concentrações de N (25,31 g kg-1), P (2,11 g kg-1), Mg (2,78 g kg-1) e K (21,13 g kg-1) na forragem foram registradas com cortes a 40 cm acima do solo, exceto para o Ca (4,31 g kg-1) que apresentou maior teor com cortes a 30 cm acima do solo. Pastagens de M. maximus cv. Tamani manejadas sob frequência de desfolhação em torno de 32 dias e intensidade de desfolhação de 28 cm acima do solo proporcionam maior produtividade e qualidade da forragem, maior eficiência de sua utilização, maior renovação de tecidos e estrutura do dossel mais favorável ao pastejo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Newton de Lucena Costa, Liana Jank, João Avelar Magalhães, Antônio Neri Azevedo Rodrigues, Amaury Burlamaqui Bendahan, Vicente Gianluppi, Braz Henrique Nunes Rodrigues, Francisco José de Seixas Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.