Silagem de cana-de-açúcar acrescida com aditivos químicos e inoculante bacteriano
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N5.519-526Palavras-chave:
aditivos químicos, fermentação alcoólica, produção de volumoso.Resumo
Avaliar o efeito de diferentes aditivos: ureia, cloreto de sódio (NaCl), Óxido de Cálcio (CaO) e inoculante bacteriano na silagem de cana-de-açúcar, através da composição química bromatológica e parâmetros de fermentação para redução de perdas do material ensilado. A silagem foi preparada com aditivos químicos e inoculam-te bacteriano, tratamento 1 (T1) controle; tratamento 2 (T2) cana-de-açúcar + 1% de ureia; tratamento 3 (T3) cana-de-açúcar + 2% de NaCl; tratamento 4 (T4) cana-de-açúcar + 2% de CaO; tratamento 5 (T5) cana-de-açúcar + bactéria Lactobacillus buchneri. Numericamente os menores valores encontrados foram com o inoculante Lactobacillus buchneri, os demais tratamentos foram satisfatórios quanto à preservação do material ensilado. Conclui-se que a ureia teve o melhor valor de proteína bruta (PB), melhorando a qualidade da silagem e inibindo a proliferação dos microrganismos indesejáveis para a silagem de cana-de-açúcar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Leidiane de Paula Silveira, Thiago Moreira da Costa Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.