Tratamento imunossupressor para miosite dos músculos mastigatórios em fase aguda em canino: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N9.923-927Palavras-chave:
Cães, doença imunomediada, miopatiaResumo
Miosite dos músculos mastigatórios é uma inflamação dos músculos responsáveis pela mastigação dos cães, sendo uma doença idiopática e auto-imune. Pode ocorrer em cães de qualquer raça, havendo uma maior prevalência em cães jovens e de meia-idade. Dentre os sinais clínicos podem ser citados relutância em se alimentar, salivação excessiva, edema dos músculos temporais, dor ao abrir a mandíbula, atrofia dos músculos que compõe a mastigação, dentre outros. A terapêutica constitui o uso de doses imunosupressoras de corticosteróides, fazendo a regressão gradualmente, podendo ser associado com terapia de suporte, como no uso de protetores gástricos. O presente trabalho teve como objetivo o relato de um caso clínico de um canino, do sexo feminino, sem raça definida cujos sinais clínicos apresentados foram edema dos músculos temporais e masseter, prolapso de terceira pálpebra, salivação e trismo. O diagnóstico foi baseado no histórico do paciente, achados no exame físico e resultados dos exames complementares de imagens e laboratoriais. Foi utilizado como tratamento o uso de drogas imunossupressoras, sendo o resultado satisfatório.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Lais Caetano Menezes, Ingrid Rabelo Rodrigues, Átilla Holanda de Albuquerque, Edna Michelly de Sá Santos, Antonio Cavalcante Mota Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.