Distocia em calopsita (Nymphicus hollandicus) com complicações metabólicas por isquemia renal: um relato de caso

Autores

  • Átilla Holanda de Albuquerque Albuquerque
  • Ingrid Rabelo Rodrigues Acadêmico do Curso de Medicina Veterinária, Faculdade Terra Nordeste - FATENE, Estagiário do Hospital Veterinário Metropolitano, Caucaia, CE.
  • Elisângela de Souza Lopes Dr(a). em Ciências Veterinárias, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE.
  • Rosa Patrícia Ramos Salles Dra. em Ciências Veterinárias, Médica Veterinária, Biolab Clínica e Laboratório Veterinário LTDA, Fortaleza, CE, Brasil.
  • Isaac Neto Goes da Silva Prof. Dr., Patologia Clínica Veterinária, UECE, Fortaleza, CE. Brasil.
  • Régis Siqueira de Castros Teixeira Dr(a). em Ciências Veterinárias, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE.
  • William Cardoso Maciel Prof. Dr., Adjunto, Ornitopatologia, Universidade Estadual do Ceará - UECE, Fortaleza, CE, Brasil.
  • Michelle Costa e Silva Profa. Msc., Patologia Clínica Veterinária, Faculdade Terra Nordeste - FATENE, Caucaia, CE. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n8a393-6

Palavras-chave:

celiotomia, nefropatia, retenção de ovo, terapia conservativa

Resumo

A distocia em psitacideos é comum, sendo definida como uma obstrução do trato reprodutivo por um ou mais ovos, devido a problemas em sua formação, como também poder ser influenciada por fatores como os físicos, nutricionais e genéticos, entre outros. O presente trabalho objetivou relatar o caso clínico de uma calopsita (Nymphicus hollandicus) com aproximadamente dois anos de idade apresentando complicações isquêmicas renais secundárias à prolongada retenção de ovo, atendida no Hospital Veterinário Metropolitano do município de Caucaia - Ceará, diagnosticada com distocia após anamnese, exame físico e radiografia abdominal. Após confirmação da afecção, foi realizado tratamento de suporte seguido de ovocentese, no entanto, o paciente veio a óbito em 48 horas. Na necropsia, observou-se, o quadro de comprometimento metabólico em virtude do acúmulo dos ovos na cavidade, favorecendo a ruptura de oviduto, aderência e isquemia de outros órgãos.

Downloads

Publicado

03-10-2019

Edição

Seção

Medicina veterinária

Como Citar

Distocia em calopsita (Nymphicus hollandicus) com complicações metabólicas por isquemia renal: um relato de caso. (2019). Pubvet, 13(08). https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n8a393-6

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)