Efeito da dose de prostaglandina E2 na ovulação de camundongos fêmeas pré-púberes: Estudo piloto
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N12.1280-1284Palavras-chave:
mamíferos,murinos,oócitosResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial ovulatório de diferentes doses de prostaglandina E2 em camundongos fêmeas pré-púberes. Foram utilizadas 18 fêmeas BALB/c pré-púberes, tratadas com 5 UI de eCG via intraperitoneal (i.p.), no Dia 0. No Dia 2, os animais foram divididos aleatoriamente em 6 grupos, para receberem via i.p.; 1) 0.5 mL de PBS (n=3), 2) 5 µg de GnRH (n=3), 3) 25 µg de PGE2 (n=3), 4) 50 µg de PGE2 (n=3), 5) 150 µg de PGE2 (n=3) e 6) 250 µg de PGE2 (n=3). No Dia 3, as fêmeas foram mortas por deslocamento da coluna cervical e os ovidutos foram coletados para contagem de oócitos através da técnica de transiluminação sob estereomicroscópio. Não houve diferença no número de camundongos fêmeas que ovularam e o número de oócitos ovulados nas fêmeas tratadas com GnRH e 250 µg de PGE2, e ambos os grupos apresentaram diferenças em relação ao grupo PBS. Os resultados deste estudo demonstram que a PGE2 na dose de 250 µg é capaz de induzir a ovulação em camundongos fêmeas pré-púberes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Jéssica de Souza Andrade, Juliana Pavan Zuliani, Sulamita da Silva Setubal, Luiz Francisco Machado Pfeifer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.