Potencial da ensilagem de capim-braquiaria com inclusão de farelo de arroz: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n2a28.1-9Palavras-chave:
conservação de forragem, coproduto, valor nutricionalResumo
O Brasil é um dos países de maior potencial de produção pecuária, determinado principalmente pelas suas condições climáticas, vasta extensão territorial e plantas forrageiras, que constituem a base da dieta dos ruminantes na grande maioria dos sistemas de produção existentes no país. Nessa premissa, uma das alternativas para solucionar a falta de alimento durante o período do ano é a conservação do excedente da produção de capim na forma de silagens. Porém, o elevado teror de umidade no momento da ensilagem predispõem o crescimento de microrganismos indesejáveis, que resultam em perdas por gases e efluentes. Entretanto, uma das formas de reduzir essas perdas é a adição de coproduto com alto poder higroscópico e que aumente o valor nutricional e beneficie a fermentação durante o processo de conservação da forrageira. Desenvolveu-se o presente estudo com o objetivo de avaliar o perfil fermentativo, as perdas por gases e efluente, recuperação de nutrientes, o valor nutritivo, a degradabilidade ruminal in situ e o fracionamento de carboidratos e proteína das silagens de capim contendo aditivo higroscópico, como o farelo de arroz.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Bruno Rafael Santos Borges, Fagton de Mattos Negrão, Anderson de Moura Zanine, Alayzza Machado, Flávio Henrique Bravim Caldeira, Túlio Otávio Jardim D’Almeida Lins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.