Características de carcaça e qualidade da carne de caprinos de diferentes genótipos
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n6a111.1-12Palavras-chave:
coloração,composição tecidual,força de cisalhamentoResumo
Os sistemas de produção de caprinos são bastante diversificados no Brasil. Os animais produzidos em sistemas de confinamento tendem a serem localizados em terras altamente valorizadas, com elevado potencial para a agricultura. Por outro lado, os animais produzidos sob sistemas extensivos geralmente estão localizados em áreas marginais, com más condições para a agricultura. Neste contexto, a produção de carne caprina desempenha um significativo papel socioeconômico, contribuindo para a biodiversidade do bioma Caatinga, que cobre 60% da região Nordeste. A influência do genótipo sobre os componentes do peso vivo e de carcaça depende da diferença de maturidade entre as raças. De acordo com a aptidão da raça, podem ser encontrados diferentes valores para a composição da carcaça e a influência de alguns componentes do peso vivo diminui à medida que a raça se especializa para a produção de carne. A presente revisão apresenta por objetivo explanar sobre as principais características de carcaça e atributos qualitativos da carne caprina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Joyanne Mirelle de Sousa Ferreira, Glayciane Costa Gois, Rosa Maria dos Santos Pessoa, Anderson Antônio Ferreira da Silva, Cristina Aparecida Barbosa de Lima, Fleming Sena Campos, Saullo Laet Almeida Vicente, Alex Gomes da Silva Matias, George Henrique Melo de Sá Marquim Ferraz Nogueira, Regiane Nascimento Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.