Efeitos do caroço de algodão sobre a reprodução de bovinos

Autores

  • RAQUEL RODRIGUES COSTA MELLO Mello UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
  • Elizângela Mírian Moreira Moreira Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Universidade de São Paulo (USP)
  • Ivanete Susin Susin Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Universidade de São Paulo (USP)
  • Alexandre Vaz Pires Pires Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n10a188.1-8

Palavras-chave:

concentração, dieta, efeito tóxico, gossipol

Resumo

O caroço de algodão tem sido bastante utilizado na alimentação de ruminantes e tem despertado grande interesse, principalmente por ser importante fonte energética e proteica suplementar às forragens e de baixo custo. Apesar de ser usado na alimentação de ruminantes, o caroço de algodão apresenta um fator antinutricional, o gossipol, que pode causar toxicidade principalmente aos animais jovens, o que tem gerado alguma resistência ao uso desse produto na nutrição desses animais. No Brasil, diversas pesquisas já avaliaram o efeito do gossipol contido no caroço de algodão sobre o consumo diário de matéria seca, ganho de peso e eficiência alimentar. Embora haja um grande número de pesquisas relacionadas ao uso do caroço de algodão na nutrição de ruminantes, não existe um consenso sobre a quantidade máxima de segurança do gossipol na dieta dos animais. Desse modo, com o propósito de demonstrar o efeito do gossipol sobre o desempenho reprodutivo, o presente artigo relata alguns resultados de pesquisa em bovinos de leite, e terá grande importância para a geração de conhecimentos na elaboração de diferentes planos de manejo nutricional, nos quais os teores de inclusão do caroço de algodão na dieta sejam tais que não possam prejudicar a performance reprodutiva de ruminantes.

Downloads

Publicado

20-11-2018

Edição

Seção

Produção animal

Como Citar

Efeitos do caroço de algodão sobre a reprodução de bovinos. (2018). Pubvet, 12(10). https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n10a188.1-8

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)