Efeitos do caroço de algodão sobre a reprodução de bovinos
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n10a188.1-8Palavras-chave:
concentração, dieta, efeito tóxico, gossipolResumo
O caroço de algodão tem sido bastante utilizado na alimentação de ruminantes e tem despertado grande interesse, principalmente por ser importante fonte energética e proteica suplementar às forragens e de baixo custo. Apesar de ser usado na alimentação de ruminantes, o caroço de algodão apresenta um fator antinutricional, o gossipol, que pode causar toxicidade principalmente aos animais jovens, o que tem gerado alguma resistência ao uso desse produto na nutrição desses animais. No Brasil, diversas pesquisas já avaliaram o efeito do gossipol contido no caroço de algodão sobre o consumo diário de matéria seca, ganho de peso e eficiência alimentar. Embora haja um grande número de pesquisas relacionadas ao uso do caroço de algodão na nutrição de ruminantes, não existe um consenso sobre a quantidade máxima de segurança do gossipol na dieta dos animais. Desse modo, com o propósito de demonstrar o efeito do gossipol sobre o desempenho reprodutivo, o presente artigo relata alguns resultados de pesquisa em bovinos de leite, e terá grande importância para a geração de conhecimentos na elaboração de diferentes planos de manejo nutricional, nos quais os teores de inclusão do caroço de algodão na dieta sejam tais que não possam prejudicar a performance reprodutiva de ruminantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Raquel Rodrigues Costa Mello, Elizângela Mírian Moreira, Ivanete Susin, Alexandre Vaz Pires
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.