Estratégias para antecipação da puberdade em novilhas Bos taurus indicus pré-púberes

Autores

  • Dyomar Lopes Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Felipe Martins Batista Silva Discente do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí, Departamento de Medicina Veterinária, Jataí, Goiás, Brasil.
  • Henrique Ferraz Professor Doutor do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí, Departamento de Medicina Veterinária, Jataí, Goiás, Brasil.
  • Marco Antônio de Oliveira Viu Professor Doutor do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí, Departamento de Medicina Veterinária, Jataí, Goiás, Brasil.
  • Dirceu Guilherme de Souza Ramos Professor Doutor do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí, Departamento de Medicina Veterinária, Jataí, Goiás, Brasil.
  • Klaus Casaro Saturnino Professor Doutor do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí, Departamento de Medicina Veterinária, Jataí, Goiás, Brasil
  • Cássio Aparecido Pereira Fontana Professor Doutor do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí, Departamento de Medicina Veterinária, Jataí, Goiás, Brasil
  • Jucielly Machado Amado Silva Discente do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí, Departamento de Medicina Veterinária, Jataí, Goiás, Brasil.
  • Flávia Viana Leso Discente do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí, Departamento de Medicina Veterinária, Jataí, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n12a225.1-6

Palavras-chave:

eficiência reprodutiva, fêmeas bovinas, indução da puberdade, precocidade sexual

Resumo

A bovinocultura brasileira é uma das maiores potências mundiais na produção de proteína animal, porém é uma produção caracterizada por baixa eficiência quando comparada a países de primeiro mundo. O rebanho nacional é predominantemente Bos taurus indicus, sendo que a maioria dos animais apresentam baixa resposta reprodutiva devido à sazonalidade das forragens, o inadequado manejo das pastagens e inexistência de suplementação no período de crescimento. Novas biotecnologias reprodutivas têm surgido nas últimas décadas e algumas melhoras nos índices reprodutivos aconteceram. Porém, a precocidade sexual das novilhas continua deixando a desejar, pois a maioria torna-se púbere em idade maior do que seria o ideal do ponto de vista econômico, resultando em idade ao primeiro parto avançada, menor produção de bezerros durante a vida produtiva útil, menor quantidade de fêmeas para reposição, etc. Para tentar solucionar esse problema, pesquisadores têm estudado os fatores que influenciam a manifestação da puberdade nessas fêmeas bem como estratégias para a antecipação da puberdade, o que permite aumento da eficiência reprodutiva com o maior número de bezerros produzidos por fêmea durante sua vida útil. Objetivou-se, com esse este trabalho, revisar a literatura acerca do mecanismo fisiológico de estabelecimento da puberdade, dos fatores que a influenciam, além de abordar estratégias para antecipá-la.

Downloads

Publicado

03-01-2019

Edição

Seção

Medicina veterinária

Como Citar

1.
Lopes D, Martins Batista Silva F, Ferraz H, de Oliveira Viu MA, Guilherme de Souza Ramos D, Casaro Saturnino K, et al. Estratégias para antecipação da puberdade em novilhas Bos taurus indicus pré-púberes. Pubvet [Internet]. 3º de janeiro de 2019 [citado 22º de janeiro de 2025];12(12). Disponível em: https://ojs.pubvet.com.br/index.php/revista/article/view/959

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)