Ocorrência da leucemia felina e imunodeficiência felina em gatos domésticos do município de Mineiros, Goiás
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n3a283.1-7Palavras-chave:
FeLV, FIV, Felinos, ImunocromatografiaResumo
O vírus da leucemia felina (FeLV) e o vírus da imunodeficiência felina (FIV), pertencem a família Retroviridae, e são agentes importantes, visto que acometem o sistema imunológico de felinos. Objetivou-se avaliar a ocorrência de FIV e FeLV em gatos do município de Mineiros, no estado de Goiás escolhidos aleatoriamente. Foram avaliados randomicamente 72 felinos do município de Mineiros através do teste cromatográfico ALERE™ FIV Ac / FeLV Ag TEST KIT, e destes 12,5% demostraram reagentes ao FIV e 2,77% ao FeLV, sendo observado uma maior frequência da infecção em gatos machos, adultos e sem raça definida, que tinham livre acesso à rua, fator muito relevante na propagação de FIV e FeLV, dada a sua forma de transmissão. Estudos visando o inquérito epidemiológico destas enfermidades virais na região são escassos, contudo os dados obtidos neste, fornecem informações relevantes aos profissionais da cidade, para que os mesmos possam orientar os proprietários, buscando controle das enfermidades nos animais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Marinara Lemos, Juciene Silva Oliveira, Sabrina Jesus Almeida, Priscila Gomes de Oliveira, Henrique Trevizoli Ferraz, Dyomar Toledo Lopes, Klaus Casaro Saturnino, Karla Irigaray Nogueira Borges, Dirceu Guilherme de Souza Ramos, Ísis Assis Braga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.