Dermatite atópica em uma cadela: Caso clínico
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n11a457.1-7Palavras-chave:
citologia, dermatite atópica, Favrot, tricogramaResumo
A dermatite atópica é causada habitualmente por três tipos de alérgenos: os pólens, os ácaros e os fungos. São subdivisões das dermatoses alérgicas a dermatite alérgica à picada de pulgas, a alergia alimentar e a dermatite atópica. O diagnóstico das dermatoses alérgicas é clínico e sempre feito por exclusão. Em cães usa-se os critérios de Favrot. Os exames laboratoriais existentes são apenas complementares, assim como os testes intradérmicos ou sorológicos. Mesmo a atopia felina sendo considerada a segunda doença alérgica mais comum em gatos, há poucos trabalhos publicados e com um pequeno número de animais. Tricogramas auxiliam ao determinar se a alopecia é causada por autotraumatismo e, nesses casos, observa-se o pelo tonsurado (fraturado). Citologia deve ser executada em todo gato com prurido com exceção dos que apresentam alopecia não inflamatória. Podemos colher material pelo raspado cutâneo ou pela fita adesiva. O tratamento das Dermatoses Alérgicas deve ser com terapia antiprurido, combater ectoparasitos, combater as afecções oportunistas, hidratação, ômega 3, podendo ainda utilizar imunimoduladores, imunoterapia, luz ultravioleta, autohemoterapia, e psicotrópicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Walterez Geralda de Araujo Barboza, Elaine Waite de Souza, Andrea Moreira Paulino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.