Estresse em cães no trabalho policial com suspeita de infecção pela Ehrlichia sp
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v7n24.1636Palavras-chave:
.Resumo
Muito se sabe sobre cães atletas, muitos trabalhos e livros com cães abordam comportamento canino. Porém, todos abordam cães de particulares. Pouco se sabe a respeito dos cães de trabalho policial. Cães de particulares vivem em matilha. Possuem liberdade de se expressar com pessoas e outros animais. Cães de trabalho policial vivem em ambientes estressantes. Seu boxe é individual, o contato com seres humanos e animais é restrito e muitos somente saem do boxe de aproximadamente 5 metros quadrados para trabalhar. O período diário de liberdade sem trabalho, quando existe é por volta de vinte minutos diários para cada um. Mesmo já no estresse crônico, durante o trabalho policial os cães apresentam estresse agudo. Seja em contenção, em intervenção, patrulhamento ou faro, os cães percebem o estresse do seu condutor e de outras pessoas envolvidas nas ocorrências policiais. Estas situações de conflito potencializam ainda mais as alterações hormonais dos animais. As raças empregadas neste canil são pastor alemão, pastor belga malinois e rottweiler. Uma banco de soros mantido em alíquotas congeladas será importante para e quantificação de anticorpos e para dosagem de hormônios como cortisol nos cães. Carrapatos recolhidos dos cães estão sendo armazenados em álcool isopropílico, que preserva DNA para futuras identificação da Erlichia sp. responsável pela infecção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Walterez Geralda de Araujo Barboza, Lucas Fernandes dos Santos, Janaína Trevisan Miceli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.