Diagnóstico de propriedades leiteiras e fatores associados à qualidade higiênico sanitária do leite
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n2a508.1-15Palavras-chave:
agricultura familiar, bovinocultura leiteira, Instrução Normativa nº 62Resumo
Objetivou-se realizar o diagnóstico de 20 propriedades produtoras de leite, em regime de economia familiar, visando a caracterização de fatores produtivos e suas associações a aspectos relacionados à qualidade do leite. Todas as propriedades estão localizadas na micro região do Alto Rio Grande, sul de Minas Gerais. Os dados foram coletados a partir de um formulário semiestruturado, contendo 97 perguntas, no período de março a junho de 2016. Após a coleta, os dados foram cadastrados em planilhas do software Sphinx®. Os parâmetros utilizados para avaliar a qualidade do leite foram a contagem de células somáticas (CCS), contagem bacteriana total (CBT), proteína e gordura. A existência de associação entre os fatores dependentes (CCS, CBT, proteína e gordura) e independentes (as demais perguntas do formulário) foi verificada utilizando dois tipos de teste: teste t de Student, quando a variável independente era qualitativa; e a correlação de Pearson ou Spearman, quando a variável independente era quantitativa. Não foram observadas diferenças (p>0,05) nas médias de CCS, CBT, proteína e gordura entre as categorias das variáveis independentes qualitativas. Foram observadas correlações significativas apenas entre tempo na atividade leiteira e gordura (p= 0,019; r= -0,547) e entre CBT e temperatura (p= 0,000; r= 0,853). Alguns fatores observados durante a pesquisa, como a alta CCS e CBT, evidenciam a necessidade de melhora no manejo dentro das propriedades analisadas para que possam atender as exigências de qualidade da Instrução Normativa 62.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Eduardo Mitke Brandão Reis, Juliana Aparecida Vieira, Marcos Aurélio Lopes, Fabiana Alves Demeu, Fábio Raphael Pascoti Bruhn, Fábio Henrique Vicente, Alessandro Botelho Pereira, Luiz Marcos Simões Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.