Monitoramento soroepidemiológico de peste suína clássica na região da zona da mata do Estado de Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n11a684.1-7Palavras-chave:
suinocultura, sorologia, vigilância, sanidade, diagnóstico.Resumo
A Peste Suína Clássica (PSC) é uma enfermidade que acomete suínos e de acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal é de notificação obrigatória. O trabalho teve por objetivo relatar o monitoramento e vigilância da peste suína clássica em granjas tecnificadas e não tecnificadas de suínos na Região da Zona da Mata do Estado de Rondônia. Para isso, 66 amostras sorológicas de 36 propriedades foram coletadas e testadas pelo kit comercial ELISA (CSFV, IDEXX Laboratories). A investigação foi realizada pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON) no ano de 2017, em dois períodos, entre 29 de maio a 23 de junho e 27 de novembro a 22 de dezembro. Os resultados obtidos demonstraram que 100% das 66 amostras sorológicas testadas não apresentaram a presença de anticorpos anti-PSC. O monitoramento sorológico e vigilância de granjas suinícolas é de grande importância para manter o status do Estado de Rondônia como livre de PSC, sendo nesse período do estudo a região da Zona da Mata como livre de PSC.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Talita Oliveira Mendonça, Daniela Silva de Oliveira Carreta, João Henrique Zampieri, Igor Mansur Muniz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.