Prevalência de mastite bovina em rebanhos leiteiros no Município de Rolim de Moura e adjacências, Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n6a595.1-6Palavras-chave:
leite, mastite bovina, microrganismosResumo
O objetivo do trabalho foi avaliar a prevalência de mastite bovina em rebanhos leiteiros do município de Rolim de Moura e adjacências localizados no Estado de Rondônia. As amostras foram coletadas diretamente nos quartos mamários das vacas, totalizando 608 animais, sendo distribuídos em 28 propriedades leiteiras. Realizou-se o teste da caneca telada (TCT) para o diagnóstico de mastite clínica e o California Mastitis Test (CMT), para a detecção de mastite subclínica. Nas análises, houve 0,99% (6/608) animais que apresentaram mastite clínica e 20,56% (125/608) com mastite subclínica. Os resultados obtidos permitiram concluir que a mastite foi diagnosticada em quase todos os rebanhos pesquisados, porém o número de animais acometidos foi relativamente baixo. Se faz necessário adotar medidas higiênico-sanitárias e de manejo para melhorar os índices de produção e propiciar uma maior segurança alimentar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alan Selvatici Santos, Talita Oliveira Mendonça, Igor Mansur Muniz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.