Complexo gengivite-estomatite-faringite linfoplasmocitária felina: Relato de caso

Autores

  • Beatriz Belisario Marcos Aluna de Graduação de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Campinas- PUC. Campinas-SP Brasil.
  • Beatriz Preventi Correia Aluna de Graduação de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Campinas- PUC. Campinas-SP Brasil.
  • Fábio Augusto de Souza Guimarães Aluno de Graduação de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Campinas- PUC. Campinas-SP Brasil.
  • Manoela Lee Aluna de Graduação de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Campinas- PUC. Campinas-SP Brasil.
  • Pedro Henrique Bombardi Duarte Aluno de Graduação de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Campinas- PUC. Campinas-SP Brasil.
  • Thaynara Suellen Souza Sá Médica veterinária com residência em Clínica Médica de Pequenos Animais. Campinas-SP Brasil.
  • Michele Andrade de Barros Professora Doutora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas- PUC, pelo Departamento de Clínica Médica de Pequenos Animais. Campinas-SP Brasil.
  • Douglas Segalla Caragelasco Professor Doutor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas- PUC, pelo Departamento de Clínica Médica de Pequenos Animais. Campinas-SP Brasil.
  • Leandro Elias Silva Biazzo Médico veterinário responsável técnico da Clínica Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Campinas- PUC, Campinas-SP Brasil.
  • Livia Pascoal Pascoal PUC - Campinas

DOI:

https://doi.org/10.31533/pubvet.v17n02a1344

Palavras-chave:

Cavidade oral, doença periodontal, exodontia, felinos domésticos

Resumo

O Complexo gengivite-estomatite-faringite linfoplasmocitária felino é uma afecção de alta incidência entre os felinos, caracterizada por uma resposta inflamatória exacerbada, que pode ser local ou difusa, com a presença de úlceras e proliferações ulcerativas graves na mucosa oral, observadas a partir do acúmulo de placa bacteriana e cálculo dentário, tendo como progressão a doença periodontal grave. Os animais afetados demonstram, principalmente, ligeira disfagia a severa relutância em se alimentar, decorrente da dor intensa e inflamação oral. A diminuição na ingestão de alimentos pode ser caracterizada pela apatia e perda de peso progressiva. Essa doença afeta animais entre três e quinze anos, mas é comumente observada em felinos com oito anos de idade. O tratamento clínico e, principalmente, o cirúrgico mostram, na maioria das vezes, uma grande melhora na recuperação desses animais. Com isso, o presente trabalho tem como finalidade relatar um caso clínico de um paciente felino com complexo gengivite-estomatite com gengivite-estomatite-faringite linfoplasmocitária atendido na Clínica Veterinário da PUC-Campinas, bem como discutir sua patogenia e opções terapêuticas.

Downloads

Publicado

16-02-2023

Edição

Seção

Medicina veterinária

Como Citar

1.
Belisario Marcos B, Preventi Correia B, Augusto de Souza Guimarães F, Lee M, Bombardi Duarte PH, Suellen Souza Sá T, et al. Complexo gengivite-estomatite-faringite linfoplasmocitária felina: Relato de caso. Pubvet [Internet]. 16º de fevereiro de 2023 [citado 25º de dezembro de 2024];17(02). Disponível em: https://ojs.pubvet.com.br/index.php/revista/article/view/3016

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)