Bubalinocultura leiteira e o bem-estar animal
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v17n01a1326Palavras-chave:
Búfalo, manejo sanitário, qualidade do leite, saúdeResumo
A bubalinocultura leiteira é uma atividade em expansão devido à demanda de produtos derivados lácteos pelos consumidores. Entretanto, para o sucesso desta atividade de produção leiteira as características dos búfalos domésticos devem ser consideradas para adoções de técnicas de manejo e bem-estar nos sistemas de produção. Assim, características como prolificidade, precocidade, longevidade e alta adaptabilidade ao clima são ímpares na escolha desta espécie e, consequentemente, na escolha do modo de criação. Recentemente, evidenciou-se uma crescente preocupação da sociedade com o bem-estar dos animais de produção e em especial a esta espécie. Ressalta-se que a promoção do bem-estar dos animais eleva a saúde do rebanho, a qual é também essencial para a qualidade dos produtos de origem animal obtidos. Considerando o exposto, este artigo tem por objetivo revisar a importância do diagnóstico de bem-estar e as consequências de sua promoção na bubalinocultura leiteira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rosana Colatino Soares Reis, Sabrina Luzia Gregio de Sousa, Rodrigo Vasconcelos de Oliveira, João Paulo de Farias Ramos, Leonardo Lucas da Rocha Andrade, Sheila Denise de Oliveira Neves, Vitória Mirian Cristina Ferreira Perez, Julia Soares Alves, Lucas Lima Damieri Verçosa, Karollyne dos Reis Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.